SSI Saúde

Blog SSI Saúde

Fique atento ao sarampo!




O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.


Principais sintomas do sarampo:

  • Febre alta, acima de 38,5°C
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse
  • Coriza
  • Conjuntivite
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas


Como prevenir?

O sarampo não tem cura, e a melhor maneira de combatê-lo é por meio da vacinação. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Elas são parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do país.


A vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.



Quem deve realizar a vacina?


Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral)

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice 

Adolescentes e adultos até 49 anos:

  • Pessoas de 10 a 29 anos - duas doses das vacina tríplice 
  • Pessoas de 30 a 49 anos - uma dose da vacina tríplice viral

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.


NÃO DEVEM realizar a vacina:


  • Casos suspeitos de sarampo
  • Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar.
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos

Fonte: Ministério da Saúde


Previna-se! Procure a UBS mais próxima e informe-se sobre a necessidade da vacina e os horários de aplicação.



Continue lendo


2ª Caminhada e Corrida da Saúde - Classificação Atualizada




Na manhã do último domingo, 21 de outubro, ocorreu a 2ª Caminhada e Corrida da Saúde - SSI e Randon. Com mais de 1.700 participantes, o evento que nasceu em 2017 com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida, mais uma vez se confirmou um grande sucesso!



Chegou a hora: confira a classificação das corridas de 5,5km e 8,9km


Para ter acesso à lista completa em PDF, basta clicar no link do percurso desejado e o download iniciará automaticamente:









RESULTADO POR CATEGORIA 8.9Km TEMPO BRUTO E LIQUIDO.pdf (56,2KB)



O SSI Saúde e as Empresas Randon agradecem às marcas parceiras, atletas, equipes e todo o público presente nesse momento único. Até 2019!




Continue lendo