SSI Saúde

Blog SSI Saúde

Dia mundial da água - Por que ela é tão importante para o corpo?




A água é fundamental para a vida. Cerca de 70% do nosso corpo é água. Ela é essencial para o funcionamento do organismo pois hidrata, controla a temperatura, transporta nutrientes, estimula o trânsito intestinal, elimina toxinas e repõe energia, entre outras inúmeras utilidades. A recomendação é ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

A ingestão insuficiente de água pode causar cefaleia, distúrbios de concentração, sono e memória, com perda de disposição, ressecamento de olhos e vias aéreas, lesões de pele, enfraquecimento dos cabelos, câimbras, dormências, perda de força muscular e constipação intestinal.


Dicas importantes:


▪   Observe a cor da urina, que deve ser sempre clara. Se estiver escura, significa que você precisa ingerir mais água.


▪   O ar condicionado resseca o ambiente e as vias aéreas, tornando necessária uma maior reposição de água no organismo. Se você passa muito tempo em ambientes com ar condicionado, beba mais água.


Mas além de ser essencial à vida e dos inúmeros benefícios, a água também pode veicular doenças. Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes. Entre os contaminantes temos bactérias, protozoários e fungos, compostos químicos decorrentes de despejos industriais, metais pesados (cancerígenos) e compostos de chumbo e de mercúrio (que podem causar vários tipos de doenças).

Beba sempre água de origem confiável, principalmente as vendidas em galão (minerais) e mantenha filtros e potes sempre limpos e fechados.


Beber água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente.





Os comentários estão fechados