SSI Saúde

Blog SSI Saúde

Como prevenir a tuberculose




A tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch) que ataca principalmente os pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo como os ossos, rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Estima-se que 1/3 da população mundial esteja infectada com o bacilo da tuberculose, resultando em 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais. É uma das quatro maiores doenças contagiosas de seres humanos.

Qualquer pessoa pode adoecer de tuberculose, porém há maior número de doentes na população que vive em precárias condições de vida (alimentação, moradia, higiene). Portadores de outras doenças como AIDS, câncer, diabetes, alcoolismo e tabagismo, por apresentarem baixa resistência, têm um risco maior de desenvolver a tuberculose.

A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa. Ao falar, espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outras pessoas, contaminando-as. Ambientes fechados e mal ventilados contribuem para a transmissão da doença.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse (com ou sem escarro) por mais de três semanas seguidas. Pode também ser acompanhada por falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no final do dia e suores noturnos.

O diagnóstico é confirmado pelo exame do escarro e, em alguns casos, podem ser necessários radiografias e outros exames. Caso seja diagnosticada precocemente, com acompanhamento correto e conclusão do tratamento, a tuberculose é curável, eliminando-se a possibilidade de transmissão para outras pessoas e a ocorrência de sequelas.

O tratamento é feito através de uma combinação de medicamentos, dura 6 meses, devendo ser realizado sem interrupção. Em torno de 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento somente termina quando o médico confirmar a cura total do paciente. A medicação para o tratamento da tuberculose é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


As recomendações para prevenir a tuberculose são:


▪   Vacinar as crianças com BCG ao nascer

▪   Deixar a casa arejada, permitindo a entrada da luz solar

▪   Alimentar-se de forma saudável

▪   Todas as pessoas que convivem com o doente devem ser examinadas

▪   Procurar atendimento médico se apresentar tosse por mais de 3 semanas


Para combater eficazmente a tuberculose é essencial identificar rapidamente as pessoas com a doença e tratá-las. Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose. Procure orientação médica!




Os comentários estão fechados