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9 passos para evitar o estresse




Vivemos hoje em um regime imediatista, onde tudo é urgente, tudo precisa ser feito o quanto antes e nem sempre nossa mente e nosso corpo dão conta de tudo isso. Na correria em que vivemos é muito fácil perder-se em meio a tantos compromissos e acabar estressado.

O estresse pode agir sobre várias áreas do organismo, causando, por exemplo: dores de cabeça, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, problemas de pele, asma, artrite, depressão e ansiedade. Evitar ou saber administrar o estresse é indispensável para manter a saúde. Para ajudar você nesse monitoramento, separamos os nove passos mais importantes para evitar ou diminuir seus níveis de estresse:

1. Saiba o que lhe causa estresse

O primeiro passo é analisar sua vida e sua rotina para identificar o que pode estar causando o estresse. Saber quais atividades, situações ou pessoas que causam tensão é imprescindível para mudar seus hábitos e diminuir o estresse.


2. Evite os compromissos desnecessários

Aprenda a dizer “não”. Selecione o que é importante e, sempre que estiver em dúvida, pergunte-se: esse compromisso é realmente necessário para mim?


3. Organize-se

Quando tudo está em ordem é mais fácil determinar o que é importante e o que tem prioridade. Ser organizado nem sempre é tão fácil, mas com certeza, tornará seu dia mais leve e mais produtivo.


4. Não se atrase

Procure fazer tudo com antecedência e estar preparado para imprevistos. Estar atrasado cria muita tensão e faz com que você execute suas tarefas com pressa, o que muitas vezes deixa a impressão de que foram mal feitas.


5. Não faça tudo ao mesmo tempo

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo passa a falsa impressão de produtividade, mas na verdade, impede que você esteja 100% dedicado a cada uma delas. Defina suas prioridades, esteja atento e presente. Faça o que é mais importante, uma coisa de cada vez.


6. Desacelere

Você deve saber a hora de diminuir o ritmo. Se o trabalho é uma loucura, procure sair dessa atmosfera ao deixar o trabalho. Trabalhe sua mente para que entenda que o momento é de relaxar e desacelerar.


7. Saia do trabalho

É preciso saber a hora de concentrar seu raciocínio no trabalho e a hora de se livrar dele. Ao sair do trabalho, permita que o trabalho também saia de você, aproveite o momento e o lugar onde está.


8. Exercite-se

É mais que comprovado que a atividade física reduz o estresse. Para isso, não é necessário frequentar uma academia, existem exercícios que você pode fazer em qualquer lugar. Apenas, mexa seu corpo, isso ajuda você a eliminar a tensão do dia.

9. Alimente-se bem

A alimentação vai fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa para funcionar corretamente. Quando se tem uma dieta equilibrada que supre as necessidades energéticas do corpo, sua disposição e produtividade aumentam. Corte da sua rotina alimentos pobres em nutrientes e coma apenas o necessário.




Cuidado todo dia, saúde sempre.

Esse artigo é parte de uma campanha da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, juntamente com as operadoras de saúde, que promove mudanças de comportamento para uma vida mais saudável. O SSI Saúde quer fazer parte dessa mudança junto com você. Preparamos artigos especiais com dicas e conteúdos relacionados aos principais fatores de risco que ameaçam a qualidade de vida do brasileiro. Faça sua parte, cuide-se.




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